Oi pessoas! Tudo bem com vocês?
É a primeira vez que estou postando aqui, então vou primeiro me apresentar.
Meu nome é Luiza Gomes, tenho 16 anos e sou de Belo Horizonte - MG. Estou cursando o segundo ano do Ensino Médio, num colégio semestral. Eu decidi fazer esse curso em nome do intercâmbio, pois como vocês sabem o ano letivo nos EUA começa no segundo semestre, diferente do Brasil. Pretendo me formar no intercâmbio. A agente me informou que isso não é garantido, nem mesmo o diploma, no máximo a equivalência (?), mas vale a tentativa. Na escola, eles olham muito a idade para escolher quem vai ser sênior (último ano), junior (penúltimo ano), etc. Como vou fazer 17 no final de setembro... seja como Deus quiser!
Lembro que desde mais ou menos os 11 anos de idade sonho em participar do programa, no decorrer dos anos fui buscando mais informações, mas penso que somente a experiência é que pode me dizer realmente o que é o intercâmbio.
Vocês já ouviram falar da UWC? É uma escola que oferece bolsas de 2 anos letivos para adolescentes do mundo inteiro. Existem 12 escolas espalhadas pelo mundo. Depois se quiserem mais informações visitem www.uwc.org . Eles escolhem os bolsistas através de um processo seletivo. Desse, eu iria participar, mas acabei optando por esse normal de agência (STB), por vários motivos, entre eles pelo que eu prefiro ir para os EUA. Acredito que há muito mais para se descobrir do que a gente está acostumado a ouvir falar por aí. Estou indo atrás dessa descoberta. Essa descoberta também ajuda a descobrirmos nós mesmos, principalmente nessa fase em que a gente se encontra. No momento estou tentando apagar a idéia de "viagem maravilhosa na terra encantada". Sei de vários casos de pessoas que voltaram antes do término do programa, principalmente por desentendimentos com a família. Existe também o preconceito contra latinos (disso eu não ouvi falar diretamente de intercambistas até agora), mesmo porque sou uma pessoa diferente, de um lugar diferente, com características novas para eles. Isso pode parecer complicado de lidar, mas tenho certeza que é o maior e melhor desafio, porque é através desse convívio com o diferente que podemos aprender a respeitar uns aos outros, afinal, somos todos diferentes! Acho que é essa falta de compreensão que gera conflitos que chegam a alcançar escalas globais, como estamos cansados de ver, as guerras.
No meu application fiz a opção de estado garantido, escolhi o Arizona. No meu perfil estava constando "Arizona Guarantee", mas meu perfil estranhamente desapareceu da homepage do application. Bem, espero que continue garantido, e que tenha alguma família lá disposta a me receber! Tudo bem se eles morarem no meio do Mohave desert =P. Melhor do que no meio da neve... areia, neve... bem, não gosto muito de frio! E eu gosto de índios, se eles forem índios aí vai ser legal xD. Ok, tô viajando um pouco, rs.
Vou ficando por aqui porque já éstá ficando um pouco tarde demais e amanhã tenho aula!
Boa sorte para todos!
=*
Nenhum comentário:
Postar um comentário